Olá, admirador do IG!
Uma pergunta que temos escutado muito, é sobre qual a melhor maneira de receber novos pintinhos no criatório. É claro, que cada criador tem a sua melhor forma de fazer isso, por isso o que vamos falar aqui, são apenas dicas que podem ajudar um pouquinho aqueles que ainda tem alguma dúvida.
Vamos lá…
Quando começamos uma criação de aves da raça Índio Gigante ou vamos receber um novo lote de pintinhos, é muito importante se atentar à forma correta de como preparar o local para melhor acomodá-los. Para isso, é necessário se preparar com antecedência, assim o ambiente estará adequando tanto na estrutura como no controle sanitário. Vamos às dicas:
- Fazer o vazio sanitário do local onde os pintinhos irão ficar. O vazio sanitário é um período de tempo entre a última limpeza e desinfecção do local até o recebimento dos novos pintinhos. O recomendado é um período de 10 a 15 dias. Caso o lote anterior tenha apresentado algum problema sanitário, o vazio deve ser maior que 21 dias.
- Os três que antecedem o recebimento dos pintinhos, são de grande importância. Nesse período, o criador deverá: distribuir os equipamentos, tais como bebedouros, comedouros, campânulas, termômetros além de preparar o estoque de ração e certificar que o fornecimento de água está correto.
- A cama deve ser distribuída de forma uniforme e sua altura pode variar conforme a época do ano. No inverno, devem ser maiores (8 a 12cm) e no verão menores (5 a 8cm) de altura.
- O material da cama é muito importante, e podem ser usados: maravalha, serragem, casca de arroz. Esses materiais possuem boa capacidade de absorção, perdem a umidade mais rápido e são livre de contaminação.
- Outro ponto importante é verificar a posição dos aquecedores (campânulas), para distribuir de forma uniforme as aves evitando áreas de grande aglomeração.
Dicas para saber se um pintinho é de boa qualidade:
- Penugem solta e uniforme;
- Olhos abertos e brilhantes;
- Canela brilhante e coradas;
- Pintinhos com mesma idade e uniforme em tamanho e peso;
- Comportamento ativo;
- Sem deformidades.
Esperamos que tenham gostado do Post de hoje. E se tiver alguma dúvida que queira compartilhar com a gente, escreva-nos.
Galo Gigante: Genética, Inovação e Conhecimento.
Obrigado! E até o próximo post no Blog do Galo Gigante.
Ah… e não se esqueça de deixar o seu comentário.