Olá, admirador do IG!
Muitos criadores iniciantes ainda tem dúvidas de como medir a ave corretamente. Para os mais leigos, aqueles que não criam a raça ou mesmo por desconhecimento, acham que a medida da ave é referente à sua altura. Mas… não é bem assim.
PORQUE MEDIR AS AVES
A medida do Índio é feita com a ave deitada sobre uma régua própria para medir as aves ou mesmo sobre uma trena. Mas qual é a importância de se medir a ave? Bom… para responder a esta pergunta temos pensar em dois fatores chaves para o negócio de índio Gigante: credibilidade e valor.
CREDIBILIDADE
Quando medimos uma ave, vamos dar como um exemplo um Reprodutor com medida de 1,15m estamos dizendo que esta ave tem esta medida e ponto final, certo? Errado! A medida tem grande variação de pessoa para pessoa, além disso, os mais experientes tem algumas técnicas que favorecem a medida em alguns centímetros, tais como dar 02 ou 03 estalos. Um fato é verdade, temos que pensar sempre na saúde e bem estar das aves, por isso a medição deve ser feita com respeito e levando em consideração os limites da ave. Então a maneira correta é colocar a aves sobre a régua, segurar suas pernas de modo que a unha fique sobre o ”0” e com a outra mão segura na cabeça e dar uma leve esticada com o objetivo de aprumar a ave, deixando sempre seu corpo de lado e alinhado à régua. Ao puxar e esticar a ave até chegar no ponto de resistência, será a medida dela. Porém quando falamos de credibilidade, queremos dizer que nós acreditamos na medida que a pessoa fez ou nos informou, certo? O problema é que tem muito criador que acaba ”roubando” a medida da ave para mais, e assim o cliente paga mais por algo que não condiz ao que ele comprou.
VALOR
E é justamente nesse ponto que entra o valor da ave. Por causa de alguns centímetros a aves pode ter seu valor aumentado consideravelmente. Um exemplo… em reprodutores acima de 1,10m cada centímetro pode significar um acréscimo de R$1.000,00 para mais. Ou seja, aqui cada centímetro, vale ouro, literalmente. Portanto, é tão importante confiar no criatório que você irá comprar aves para seu plantel. Compre com criadores que passem confiança e credibilidade na medição da aves. Assim, você não levará ”gato por lebre”.
ASSOCIAÇÕES
Uma outra forma de garantir uma medida ”oficial” é através das associações. Temos várias espalhadas pelo Brasil, e algumas delas mais sérias, trabalham indo até a sua fazenda e eles mesmo fazem a medição da ave e lhe entregam um Certificado com a medida oficial da aves e aves da ave. A vantagem é que com esse certificado, ao vender a ave para outra pessoa o certificado já é a prova da medida da ave, não tendo necessidade de medi-la novamente. Porém tudo tem um preço, e nesse caso o criador tem que estar associado e pagar um valor por cada ave medida.
IMPORTÂNCIA
Sim… é muito importante medir suas aves. E mais importante ainda é você ter uma boa credibilidade junto ao mercado que confie nas suas medidas. Dessa forma, quando for vender uma ave e informar a medida, todos terão a certeza que a medida é boa e real. É claro, que devemos considerar algumas variações entre pessoas que façam a medição. Uma pessoa mais experiente, certamente conseguirá uma medição maior do que alguém que está começando, mas nada que a prática do dia a dia não resolva.
Em breve, teremos em nosso canal do Youtube um vídeo muito legal explicando passo a passo a melhor forma de medir a ave. Fiquem ligados e cadastrem-se no canal do Galo Gigante.
Galo Gigante: Genética, Inovação e Conhecimento.
Obrigado! E até o próximo post no Blog do Galo Gigante.
Ah… e não se esqueça de deixar o seu comentário.