Olá, admirador da raça Índio Gigante
Nós temos recebido várias perguntas sobre como montar a melhor instalação para a criação do Índio Gigante. Então… como o nosso lema é COMPARTILHAR CONHECIMENTO, para quem está iniciando e não tem acesso fácil à informação, vamos escrever hoje sobre este assunto. Vale lembrar que tudo que colocaremos aqui, vai muito do aprendizado do nosso dia a dia e também de pesquisas para tornar o ambiente o mais confortável e adequado possível para as aves.
O Índio Gigante é uma ave rústica, e assim como tal, precisa de uma instalação / piquete que possibilite o bem estar das aves. Aqui no Galo Gigante, trabalhamos com o conceito de ”AVES FELIZES” que tem como objetivo oferecer as aves um amplo espaço físico, com muita área verde, temperatura agradável e claro… criação solta e crescimento natural.
Agora vamos à algumas dicas e planejamento do que deve ser levado em consideração para a construção do local das aves;
- Escolha um local alto, seco e arejado;
- Veja se este local tem fácil acesso para recebimento e manejo de equipamentos e insumos.
- Verifique se não há brejos perto para evitar a proliferação de doenças;
- Verifique se no local há um bom sistema para escoamento da água, assim, evita-se o acumulo de água e proliferação de mosquitos e doenças respiratórias devido à umidade;
- Fique atento à posição do sol, ou seja, a disposição da cumeeira do aviário deve ser orientada na direção leste (onde nasce o sol) e oeste (onde se põe o sol);
Agora vamos falar um pouco sobre os piquetes e sua estrutura. Aqui no Galo Gigante optamos por trabalhar da seguinte forma:
- Piquetes com 45m2 (sendo 15,00m X3,00m);
- Área coberta do piquete (4,00m), o restante descoberto;
- Vegetação utilizada (grama estrela);
- Fechamento com cerca de 1,60 de altura;
- Número de aves por piquete (08 fêmeas e 01 macho);
- Sugestão de vegetação para sombra natural (árvores com boa formação de copa). Evitar árvores frutíferas, pois as mesmas atraem insetos, roedores e aves silvestres;
Um ponto muito importante que se tem que levar em consideração é a área de vegetação que irá proporcionar sombra para as aves nos períodos mais quentes do ano, portanto, fique atento ao plantar árvores (não é qualquer árvore que é adequada) para criar essas áreas de sombras. Quanto mais fresca e arborizada a instalação, maior o bem estar da ave, que irá refletir em uma melhor taxa de postura e crescimento das aves. Para proteção do piquete, pode-se utilizar lonas nas laterais afim de evitar água e correntes de ventos.
Bom esperamos que tenha gostado das dicas. E se quiser deixar alguma sugestão de assunto para falarmos a respeito, deixe nos comentários.
Galo Gigante: Genética, Inovação e Conhecimento estão aqui.
Obrigado! E até o próximo post no Blog do Galo Gigante.
Ah… e não se esqueça de deixar o seu comentário.