Olá, admirador do IG!
Este final de semana, recebemos a visita de um pequeno e iniciante criador. Entre várias conversas, dúvidas e aprendizado entre ambas as partes, uma pergunta me chamou a atenção. A pergunta foi:
”- Posso lavar os ovos depois de coletá-los nos piquetes com o objetivo de controlar e evitar a contaminação?”
A pergunta pode parecer simples, mas tem uma importância muito grande, principalmente para aqueles que estão iniciando e que muitas vezes podem errar sem saber, mas com a vontade de querer fazer a coisa certa. Então, neste Blog resolvi fazer um passo a passo de como proceder corretamente a coleta e limpeza dos ovos.
PASSO A PASSO:
- Fazer a coleta dos ovos nos piquetes, no mínimo 03 vezes ao dia;
- Após coletar os ovos, os mesmos devem ser limpos apenas com uma pequena espátula, com o objetivo de tirar a sujidade do ovo (terra, fezes) e colocados em um pente em temperatura ambiente;
- Depois de 01 hora, pode-se transportar os ovos, com cuidado, para a sala de armazenamento de ovos e acondicioná-los na adega refrigerada na temperatura de 12 a 18 graus;
- Os ovos deverão ficar na adega por no máximo 07 dias antes de serem colocados para incubar;
- Próximo passo… colocar para incubar por 21 dias.
EXPLICAÇÃO:
IMPORTANTE: nunca lave o ovo. Uai, mas porquê não? Vou te explicar… Enquanto a galinha bota o ovo, o corpo dela libera um tipo de líquido protetor, que seca antes mesmo do ovo cair no ninho. Essa camada que se forma em volta de toda a casca é responsável por proteger a gema e a clara e impedir que bactérias, germes e até ar passem pelos poros do ovo. Se você lavar o ovo, vou te falar o que pode acontecer: a película protetora vai se desfazer e toda a sujeira, germes e bactérias que estiverem ali vão ter livre acesso à área mais importante do ovo: a clara e a gema. Lembrando que o ovo é um ingrediente vivo e sua casca “respira”, então se você lavar, todos as bactérias irao entrar dentro do ovo, levando a contaminação e ao comprometimento da fertilidade do ovo.
Espero que tenham gostado!
Galo Gigante: Genética, Inovação e Conhecimento.
Obrigado! E até o próximo post no Blog do Galo Gigante.
Ah… e não se esqueça de deixar o seu comentário.