Começamos este post com uma interessante pergunta que recebi através de uma ligação de um futuro cliente (sim… ele ainda não era nosso cliente).
Questionamento
‘’Tenho umas aves que comprei de outro criatório, porém tenho 02 galos que quando chegaram na idade adulta, começaram a ficar somente agachado. Tentei ajuda com outras pessoas, mas ninguém quis me ajudar, será que vocês podem me dar uma dica do que pode ser, mesmo eu não sendo cliente de vocês?’’
Vale lembrar que o fato da ave estar agachada, podem ser vários motivos que dificilmente podem ser identificados ou solucionado pelo telefone. O ideal é procurar um veterinário e ter o acompanhamento adequado, porém neste caso, tentamos ajudar o cliente visto que o mesmo estava realmente desolado e sem condições de levar a ave a uma clinica.
Possíveis Causas
- Falta de vacina;
- Deficiência nutricional;
- Poleiro inadequado.
Ele nos relatou que as aves foram vacinadas, que as mesmas tinham uma alimentação adequada e que o poleiro era o de sempre (vertical), já que ele criava galinhas caipiras antes. Quando ele disse do poleiro, acendeu uma luz para nós, pois já tínhamos visto casos semelhantes e descobrimos que o erro era no poleiro. Aí você nos pergunta… Como assim, no poleiro??? Vamos explicar…
Solução: Poleiro Horizontal
O poleiro tradicional de galinhas (caipiras e branca) é aquele vertical, onde as aves vão subindo degrau por grau até o ponto mais alto para dormirem. Ao acordarem pulam lá de cima e pronto! Porém essas aves não são tão pesadas como a raça Índio Gigante. Imagine que um Galo na idade adulta pode chegar a mais de 6kg, se ele dorme nesse poleiro e tem que descer todos os dias imagine o impacto nas articulações. Esses impactos diários vão debilitando a ave, até o ponto de deixá-las incapacitadas de se locomoverem.
Qual a solução? Simples, colocar um poleiro horizontal, onde as aves ao descerem não sofram com tamanho impacto devido ao seu peso. Simples, né!
Ah… mas e o nosso futuro cliente? Bom, ao falar isso para ele, ele disse que mudou todos os poleiros para o horizontal e que os galos melhoraram. Ele ficou tao satisfeito com o nosso apoio que semanas depois veio comprar aves com a gente. O nosso futuro cliente, virou de fato um cliente!
Obrigado! E até o próximo post no Blog do Galo Gigante.
Ah… e não se esqueça de deixar o seu comentário.