Olá, criadores e admiradores da raça Índio Gigante!
Muitos clientes que estão começando ou ainda estão pensando em começar uma criação de Índio Gigante, nos perguntam sobre os piquetes. Nós do Galo Gigante, entendemos o quanto é importante iniciar uma criação, levando em conta um bom projeto para o piquete e demais estrutura, pois e ela que vai proporcionar todo o Sistema de Criação. Depois em outro Post, falarei como é a estrutura do Galo Gigante que usamos para otimizar o trabalho e melhorar o controle sanitário.
É claro que estamos falando de projetos que estão dentro da realidade financeira de cada um, por isso não vamos entrar aqui em detalhes específicos de construção, mas de dicas que podem sim ajudar a quem ama esta raça e está iniciando neste mundo tão fascinante e promissor.
Abaixo, algumas perguntas que recebemos e que também pode ser a sua dúvida:
Piquetes para galinhas ideal
Qual o tamanho ideal do piquete?
Não existe um tamanho ideal para o piquete, o que determina é a sua área disponível e quantas aves irá colocar por piquete. Aqui no Galo Gigante, temos como padrão a medida de 15,00 (comprimento) X 3,0 (largura).
Quantas aves posso colocar por piquete?
Muitos criadores colocam até 10 aves (01 reprodutor para 09 galinhas). Por experiência própria colocamos no máximo 08 aves, e em alguns piquetes, apenas 06. Quanto se tem um piquete com 9 galinhas por exemplo, nem sempre o resultado de produção é satisfatório. Isso porque o Galo selecionada algumas galinhas que ele tem preferencia, ou seja, mesmo com muitas fêmeas algumas não serão cruzadas. Tendo um piquete com menos aves, é mais garantido do Galo cruzar com todas.
Que tipo de grama usar?
Aqui no Galo Gigante, usamos a grama Estrela. Esta grama é muito apreciada pelas aves por serem ricas em nutrientes, possuem boa palatividade e crescimento rápido.
É necessário cobrir todo o piquete?
O ideal é ter um piquete com uma área fechada, cerca de ¼ do piquete. Nesta área fechada, ficam a comida, água, poleiro estando protegidos da chuva e sereno da madrugada.
Obrigado! E até o próximo post no Blog do Galo Gigante.
Ah… e não se esqueça de deixar o seu comentário.